Seu corpo, uma joia.
Seu corpo, uma joia.

Sobre

Joias que fazem pensar, joias que fazem sentir.

Conceitos, rituais, sentimentos e poder.

Em Hermética, tudo o que está dentro é como o que está fora. No fazer das joias, na experimentação com metais e gemas, há um profundo trabalho interno de transmutação e aperfeiçoamento, aparando arestas e dando forma ao sonho. Esse sonho carrega as substâncias da própria vida: água, que esculpe e resfria a matéria; energia, o fogo da criação que anima; e poeira de estrela, que originou os minerais, a própria matéria da vida que aqui inspira a arte joalheira, no sentido também de gênese, de início, relativo as origens. A celebração dos princípios feminino, receptivo, e masculino, projetivo, combinados para fazer parte da elaboração de peças. Por vezes, se relacionam com momentos especiais de transição, marcando transformações e celebrando, os objetos simbolizam e fazem parte da construção da memória dos seus portadores que, como os seres humanos desde muitas eras, se encantam pela magia da joalheria.

Meu nome é Luiza Hermeto e sou graduada em Design Gráfico pela Fumec, Pós Graduada em Design de Gemas e Jóias e em Artes Plásticas e Contemporaneidade pela UEMG. Sou designer de joias e ouríves desde 2013, além de idealizadora e cofundadora, junto à Fernanda Salomão, do Espaço Criadouro (Cowork, Oficina, Ensino, Galeria), onde oferecemos compartilhamento de cursos, vivências e ideias relacionadas ao universo da joalheria experimental desde 2018 na região da Savassi, em Belo Horizonte-MG. 

A Hermética produz joias de metal valorizando o fazer manual, podendo se configurar como joalheria autoral e experimental, ou artística. As peças são elaboradas pela designer e artista Luiza Hermeto, e buscam proporcionar uma experiência que vai além da joia como acessório, uma vez que é trabalhada enquanto objeto conceitual, que carrega consigo valores simbólicos e intangíveis. Peças únicas que buscam corpos únicos para vestir. Por isso são joias confortáveis, leves e com movimento, refletindo assim o aspecto mutante e fluido dos nossos corpos essencialmente, humanos na existência mundana, sem deixar de observar o universo que nos rodeia. As joias Hermética tem como principal inspiração a filosofia alquímica de Hermes Trismegisto, e sao constituídas, em sua maioria de prata e ouro, metais que carregam respectivamente as energias, lunar e solar. As gemas, que carregam, cada qual sua força inerente e peculiar trazidas de dentro da terra, também estão presentes. A filosofia Hermetica parte do princípio  básico da busca infinita pelo autoconhecimento e melhoramento do ser, nos lembrando sempre de características universais como vibração, ritmo, correspondência, polaridade, causa e efeito e gênero. Aspectos estes explorados na criação das joias com o intuito de serem investigados também nos corpos que as vestem. Tudo que está dentro é como o que está fora, o micro e o macro.

Conhece a ti mesmo!